O projeto Ciência de Dados na Educação Pública é uma iniciativa de caráter interdisciplinar do Laboratório Gamma (UFBa), que visa apoiar a formação de estudantes voltada para o (re)conhecimento e a solução de problemas na sociedade. Para tanto, os esforços foram concentrados nos Ensinos Fundamental II e Médio de escolas públicas de Salvador, visando estimular a produção de conhecimento científico, especialmente, através da experimentação.
Idealizado e liderado pela professora Karla Esquerre e por seus grupos de pesquisa GAMMA-UFBA e R-ladies Salvador-Bahia, essa iniciativa conta com o apoio de professores, estudantes e profissionais da UFBA e de instituições parceiras, a exemplo do Insper, IAT, LAPEG, SEI, UFAL, UCLA, Dow Química.
O Projeto teve início em 2019 e contava com o apoio do CNPq, através do edital que incentivava meninas nas Ciências Exatas, nas Engenharias e Computação. Nessa época, era denominado "Meninas na Ciência de Dados" e atuava na formação científica de garotas nas seguintes instituições: Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, Escola Municipal Cidade de Jequié, Colégio Estadual Mário Costa Neto, Colégio Estadual Ypiranga e Colégio Estadual Evaristo da Veiga. A partir de 2020, com o apoio do Itaú Social, essa iniciativa passou a agregar estudantes de todos os sexos e gêneros. E, desde então, vem acolhendo outras instituições e ampliando as propostas de atuação.
Dividida em quatro frentes de trabalho - Ciência de Dados; Protagonismos Racial, Social e de Gênero; Inteligência Artificial; Práticas Investigativas - a equipe desenvolve estratégias de ensino-aprendizagem, material de orientação aos professores, formação de estudantes, participação em eventos científicos, produções científicas, diálogos e parceria com instituições de produção de conhecimento, além de aulas, mediações e orientações de estudantes. Vale ressaltar que as aulas e as mediações são feitas relacionando os conteúdos didáticos a reflexões sociais, econômicas e históricas acerca da cidade de Salvador, possibilitando que os Jovens Cientistas se enxerguem no contexto da cidade e como agente de transformação dela, a partir da compreensão de suas identidades (social, cultural, racial, de gênero etc.) e da justiça social, que permeia todas as ações do grupo. Além disso, a equipe atua na construção de um Website chamado (Re)conhecendo Salvador, que reúne informações sobre a cidade de modo a permitir que estudantes a pensem em todos os seus vieses e nuances através de dados.
Impacto
06
Escolas parceiras
53
Alunos bolsistas
16
Produções Científicas
Publicações
(Re)conhecendo Salvador
(Re)conhecendo Salvador é uma iniciativa do Projeto Ciência de Dados na Educação Pública criada com o objetivo de explorar a cidade através dos dados. Encontre tópicos como saúde, transporte, educação e cultura, visualize e compare dados de forma dinâmica e descubra Salvador por outras lentes.