top of page
Prancheta 7-8.png

Vamos pensar em Inteligência Artificial? 

A Inteligência Artificial se tornou um assunto muito popular na mídia, principalmente quando aparecem situações como a da robô Sophia nos vídeos do YouTube e nos jornais da TV. Sobre a Inteligência Artificial já foi dito que ela é uma das invenções mais revolucionárias da atualidade e trará um impacto maior para a sociedade do que o fogo e a eletricidade. Será?

​

Você conhece a robô Sophia? Ela é um robô humanoide super avançado e representa a mais alta qualidade de inteligência artificial. Se você ainda não a conhece, veja esse vídeo de um divertido encontro dela com o Will Smith:

Vídeo 01 – Will Smith e Sophia

35.png
36.png

Figura 01 – Captura de tela. 11 de junho, 2020.

Figura 02 – Captura de tela. 11 de junho, 2020.

Contudo, a inteligência artificial não tem uma cara definida. Por isso, vamos pensar no nosso dia-a dia. Diariamente, interagimos com a inteligência artificial por muitas vezes. Pense rápido nisso e faça uma lista de até 5 aplicações da inteligência artificial que você interage ao longo do seu dia. E ai? Foi fácil ou difícil? Pensando neles agora, você conseguiria dizer como funcionam?

​

Um dos exemplos mais comuns são os algoritmos de recomendação de conteúdo do Youtube, Instagram, Netflix e Spotify. Outros bons exemplos de aplicação da inteligência artificial são carros autônomos e processamento de imagens e vídeos. (Temos um grande avanço na área de reconhecimento facial e seu uso em aplicativos, como organização de fotos por pessoas ou marcações automáticas nas redes sociais.) Até mesmo o Google tradutor e o CAPTCHA (aquele testezinho que nos pergunta “Você é um robô?”) são baseado em inteligência artificial.

​

Algoritmos de recomendação:

​

Os dados que você gera na internet, por exemplo, são cruzados em equações matemáticas que permitem identificar comportamentos, características e produtos. Com o seu perfil definido, ele sugere produtos e serviços semelhantes ao já consumidos e entende se o usuário está propenso a comprar e interagir com aquele conteúdo. A criação de perfis é importante para entender o comportamento daquele consumidor e do grupo de consumidores com características parecidas. Além disso, permite utilizar os dados de perfis parecidos para cruzar sugestões. Desse modo, é possível personalizar o seu produto cada vez mais e entender melhor quem é o seu consumidor. - O algoritmo de recomendação varre uma série de fatores situacionais: filtragem colaborativa, geografia, contexto, fonte de tráfego, tendências de redes sociais e muito mais.

​

Referência: "Como funciona o algoritmo de recomendação? - Taboola Blog." 1 set.. 2017, https://blogpt.taboola.com/como-funciona-o-algoritmo-de-recomendacao/. Acessado em 11 jul.. 2020

​

Google Tradutor:

 

 A lógica por trás dele se baseia um pouco no argumento da quarto chinês: O computador recebe a mensagem em uma língua determinada. Ele apresenta uma lista que correlaciona os termos/palavras da língua em que a mensagem está para a língua que a mensagem será traduzida. Com isso, ele constrói a mensagem na língua final desejada, contudo, ele não conhece o contexto da mensagem. - Quer saber mais sobre o argumento do quarto chinês? Clique aqui.

​

Captcha:

 

CAPTCHA significa Completely Automated Public Turing Test To Tell Computers and Humans Apart (Teste de Turing Completamente Automatizado e Público para Distinguir Humanos e Computadores, em tradução livre). Ele é usado para proteger os websites de bots ao criar testes nos quais humanos passam, mas os programas de computador não. Um exemplo são os textos distorcidos como os mostrados abaixo.

37.png

Figura 03 – Exemplo de Captcha

Eles são muito importantes para o desenvolvimento da Inteligência Artificial e da segurança digital. Por exemplo: se um computador passa pelo teste, os desenvolvedores vão buscar uma forma de solucionar a situação. Assim, o que seria um problema, se torna um aprendizado para os desenvolvedores e para a IA, evitando que a mesma situação se repita.

​

Referência: "Captcha." http://www.captcha.net/. Acessado em 11 jul. 2020.

​

Outros bons exemplos de aplicação da inteligência artificial são carros autônomos e processamento de imagens e vídeos. Este último permitiu um grande avanço na área de reconhecimento facial, seja para segurança em Apps de bancos, organização de fotos por pessoas, marcações automáticas nas redes sociais ou simplesmente edição de foto com transformações altamente realistas. Como exemplo social da aplicação do reconhecimento facial podemos citar a tecnologia utilizada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia no carnaval de Salvador, que em 2019 identificou um procurado da Polícia Civil que estava maquiado e vestido de mulher.

​

Afinal, o que é a inteligência artificial?

​

​Essa é uma das grandes perguntas. O termo é usado para distinguir essa tecnologia das demais, já que tem a capacidade de desempenhar atividades similar a como um humano faria em posse das mesmas informações. O termo em si foi criado em 1950 pelo pioneiro da computação Alan Turing. No final dos anos 60, os pesquisadores exploraram a capacidade dos computadores em imitar ações e raciocínios de seres humanos em jogos simples, como o de damas, e posteriormente em outros mais complexos, como o xadrez e o Go. Foi essa pesquisa que estabeleceu as bases para alguns dos aplicativos de Inteligência Artificial existentes hoje, como chatbots, assistentes domésticos e carros autônomos.

​

Referência: "O que a Inteligência Artificial significa para seu negócio | SAS." https://www.sas.com/pt_br/insights/articles/analytics/o-que-inteligencia-artificial-significa-para-seu-neg ocio.html. Acessado em 11 jul. 2020.​

38.png

Figura 04 – Dicas de Filmes

Jeff Hawkins, fundador da Numenta (e inventor do Palm Pilot), diz que a IA está hoje em um ponto similar ao da computação no início da década de 1950, quando os pioneiros estabeleceram as ideias básicas dos computadores. Menos de 20 anos depois, os computadores tornaram possíveis sistemas de reservas de companhias aéreas e ATMs bancários e ajudaram a NASA a colocar o homem na lua, resultados que ninguém poderia ter previsto nos anos 50.

Adivinhar o impacto da IA e dos robôs em uma década ou duas está se tornando ainda mais difícil. "Daqui a vinte anos, essa tecnologia será um dos principais motores da inovação e da tecnologia, se não a principal", diz Hawkins. "Mas você quer previsões específicas? É impossível. O próprio relatório da Casa dos Lordes cita que “As soon as it works, no one calls it AI anymore…” (Assim que funcionar, ninguém mais chamará de IA [Inteligência Artificial]).

​

Referência: "Inteligência Artificial: O imaginário de ficção científica ainda ...." 20 abr.. 2018, https://cio.com.br/inteligencia-artificial-o-imaginario-de-ficcao-cientifica-ainda-predomina/. Acessado em 11 jul.. 2020.

​

A inteligência artificial está mais próxima de nós do que pensamos e é um pouco diferente do que imaginamos que seria. Muitas das imagens criadas do avanço da tecnologia estão associadas aos filmes e produções de ficção científica.

39.png
40.png
41.png

Figura 05 – Filmes com a temática de Inteligência Artificial

Na verdade, interagimos com essa tecnologia todos os dias e ela não precisa ter esse visual futurista e assustador. O uso da inteligência artificial é uma ferramenta aliada, auxiliando em atividades com grande volumes de dados, ações repetitivas, identificação de padrões e muito mais.

É importante entender que as aplicações atuais são específicas e muito presentes. Contudo, é preciso ficar atento a algumas questões trazidas. Um ponto importante é o dilema de ético de algumas das suas aplicações. Vamos assistir esse vídeo:

Vídeo 02 – O dilema ético dos carros autodirigíveis - Patrick Lin

Perguntas para refletir

​

01. O que você entendeu do vídeo que foi passado? Você já tinha ouvido falar disso ou de algo semelhantes?

02. Vocês conseguiu identificar quais dilemas éticos foram discutidos sobre os carros autônomos?

03. Quais dos princípios de decisão parece mais ético para você e por que?

04. Para os cenários considerados, relembre os “alvos” analisados. As respostas mudariam se fossem pessoas que você ama ao invés de estranhos? No que isso reflete em relação a ética?

05. â€‹Quando um julgamento ético é necessário, quem deve decidir como os carros-robôs são programados: engenheiros/programadores, indústrias/companhias, governos, donos/ocupantes do veículos, o público em geral ou outra pessoa?

​

Referência: Perguntas extraídas do Ted-Ed (https://ed.ted.com/lessons/the-ethical-dilemma-of-self-driving-cars-patrick-lin/discussions/p-many-people-believe-that-autonomous-cars-will-save-a-lot-of-lives-tens-of-thousands-every-year-in-the-u-s-alone-does-that-fact-reduce-the-need-to-think-about-rare-ethical-dilemmas-where-a-few-i nnocent-people-may).

​

Inteligência Artificial é uma disciplina científica, como matemática, história ou biologia. Isso significa que a IA é uma coleção de conceitos, problemas e métodos para resolvê-los. Existem vários tópicos relacionados a IA que precisamos conhecer, como ciência de dados, aprendizado de máquina e aprendizado profundo.

42.png

Figura 06 – Alguns Conceitos

A inteligência artificial é vasta e ainda há muito o que aprender. O que você achou mais interessante até aqui? Tem alguma dúvida? Encontrou algo curioso? Nos envie! Gostaríamos de receber as respostas de vocês! Até o próximo encontro!

​

Referências:

​

GRANATYR, Jones. Argumento do Quarto Chinês. Expert Academy, 14 de fevereiro de 2017. Disponível em:<https://iaexpert.academy/2017/02/14/argumento-do-quarto-chines/> . Acesso em 11 de julho de 2020.

​

RUI, Taís. Desmistificando o Algoritmo de Recomendação. AlliN, 04 de março de 2016. Disponível em: <https://blog.allin.com.br/desmistificando-o-algoritmo-de-recomendacao/> . Acesso em 11 de julho de 2020.

​

TED-Ed. Disponível em:<https://ed.ted.com/lessons/the-ethical-dilemma-of-self-driving-cars-patrick-lin#review>. Acesso em 11 de julho de 2020

​

Fontes das imagens:

​​

Disponível em:<https://sites.google.com/site/inteligenciaartificialcanoas/curiosidades/ia-na-ficcao> . Acesso em 15 de julho de 2020.

​

Disponível em: <https://sites.google.com/site/inteligenciaartificialcanoas/curiosidades/ia-na-ficcao>. Acesso em 15 de julho de 2020.

​

Disponível em:<https://campinas.com.br/wp-content/uploads/2015/07/cd2t0goxiaeoc5d-jpg-large-134044.jp>. Acesso em 15 de julho de 2020.

Prancheta 7-8.png
Prancheta 3 cĂłpia 2-8.png

​

​

Contato: 

  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

"conhecer e experimentar para

     compreender e transformar."

bottom of page